O que há por trás de um nome?
Muita coisa, na verdade. O endereço de seu site, também conhecido como
“nome de domínio”, é um dos aspectos mais determinantes para a
visibilidade do seu site na internet. Depois que o domínio é registrado, não é possível fazer alterações! É por isso que, ao criar um site,
você deve refletir sobre o domínio com muita atenção. Mas não se
estresse: estamos aqui para ajudá-lo ao longo deste processo, com todos
os passos certos para a escolha do domínio de seu site.
Destaque sua marca
Um nome de domínio não é apenas um
punhado de letras juntas, onde as pessoas clicam para abrir seu site. O
domínio representa sua empresa ou negócio na internet e exerce um papel
importantíssimo no seu branding como um todo. Se um domínio que seja
idêntico ao nome da sua marca estiver disponível para compra, é ele que
você deve comprar! Porém, se o domínio com o nome da sua marca e
extensões mais comuns (.com e .com.br) não estiver disponível por algum
motivo, tente criar o domínio mais parecido possível. Pode ser que a
solução para você seja algo mais criativo, como usar uma extensão diferente, como .xyz ou .ninja. Dica de SEO: Ter o domínio certo vai
ajudar seu site a ser encontrado na internet. Os nomes de domínio
possuem um grande impacto no seu posicionamento nos resultados de busca:
é um dos primeiros elementos que o Google olha para entender o que a
sua empresa faz. Não tenha medo de incluir uma palavra-chave do seu ramo
em seu domínio. Se você é uma fotógrafa, o domínio paulafotografa.com
(por exemplo) pode ser mais interessante do que usar apenas seu nome.
Sua marca ainda não tem nome? Está na hora de criar!
Se está abrindo um negócio ou
instituição, crie uma marca que também funcione como nome de domínio.
Veja o que você deve levar em consideração:
Não complique muito. Escolhe um bom nome, mas que também seja simples.
Quanto mais curto, melhor. Domínios muito longos são difíceis de lembrar e digitar, e têm mais chances de não fazerem sucesso.
Verifique a disponibilidade. Sempre que pensar em um nome, verifique se está disponível para compra.
Tentativa e erro
Para ter certeza de que seu domínio
vai ser um sucesso, faça alguns testes e invista um pouco de tempo em
pesquisa. Primeiramente, prepare uma lista com algumas boas opções.
Depois de verificar se todas as alternativas estão disponíveis para
compra, pergunte o que seus amigos e colegas de trabalho acham. Observe
suas reações para os diferentes nomes de domínio, não apenas quando você
os anuncia em voz alta, mas também por escrito. Além disso, procure os sites de
concorrentes e de serviços parecidos. Evite usar uma palavra que todo
mundo usa, e verifique se não está escolhendo um nome que pode ser
confundido com outra empresa.
Registre seu nome de domínio
Agora que você já escolheu seu nome
de domínio, não deixe que ele escape! É preciso registrá-lo assim que
possível, pois o pior que pode acontecer é alguém registrar o mesmo nome
logo antes de você.
Faça De Seu Smartphone Um Escritório Virtual Completo.
Você sempre quis ter um assistente pessoal? Você frequentemente se pergunta como seria como se você tivesse um gerente de escritório em tempo integral para o seu pequeno negócio? Temos uma novidade, a verdade é que você já tem.
Esse pequeno dispositivo 5 polegadas em seu bolso é na verdade um escritório virtual totalmente abastecido, ao seu alcance de seus dedos. Se você sabe como tirar o máximo dele, seu telefone pode ajudá-lo a gerir o seu negócio e ser mais eficiente em qualquer lugar do mundo.
Para desbloquear o poder e o potencial desse pequeno aparelho, vamos dar algumas dicas sobre como explorar esse escritório virtual que está todo dia com você.
A seguir separamos alguns aplicativos incríveis que transformarão o seu smartphone em um escritório virtual completo.
A Secretária
Secretária é uma profissional com a qual você não pode viver sem. Um assistente pessoal que sabe onde está tudo. As secretárias gerem o seu calendário, configuram suas chamadas de telefone e certificam-se de que seus documentos estão organizados e fáceis de encontrar quando você precisar deles.
Não conhecemos nenhum app que faça tudo isso, mas uma combinação de vários aplicativos farão com que você esteja coberto.
Para começar, baixe um aplicativo para chamadas em conferência. Skype ouGoogle Hangouts funcionam bem, são gratuitos e o que lhe permitem falar com qualquer pessoa no mundo, a partir do seu telefone. Nós recomendamos o uso de aplicativos conhecidos no mercado para que todas as pessoas que precise ligar tenham o mesmo aplicativo.
Google Drive faz com que seja super fácil compartilhar e editar documentos, planilhas do Excel e apresentações. Acessível de seu computador, tablet e smartphone, você pode usar o Google Drive para organizar seus documentos em pastas, fazer comentários e compartilhar à vontade.
O Contador
Se você precisar de ajuda para gerenciar despesas ou luta para não perder seus recibos, existem alguns aplicativos no mercado que irão salvar sua vida e seu orçamento! Um ótimo app é o Expensify, um aplicativo gratuito, que lhe permite controlar as despesas fotografando seus recibos. O Expensify ainda não está traduzido para o português, mas existem vários outros apps que também irão ajuda-lo a controlar seu orçamento e te ajudar a ter uma visão mais amplas de suas finanças, como: GuiaBolso, Moni, Wally, Organizze, Zero Paper.
O Escrivão
Odeia digitar? Imagine se com o som de sua voz, o seu telefone cuidasse de escrever seus e-mails, de postar em seus canais sociais e até mesmo fazer suas chamadas telefônicas. Tentado? Então confira o Dragon Go. O aplicativo que transcreve seu discurso, tornará mais fácil adiantar seu trabalho durante sua condução, a qualquer momento que não tenha suas mãos disponíveis ou naqueles momentos que esteja com preguiça de digitar na pequena tela de seu smartphone.
O Tomador de Notas
Suas melhores ideias vem enquanto dirige? Você se lembra de algo importante que você tem que fazer enquanto está deixando as crianças na escola e acaba esquecendo o que era? Há dezenas de aplicativos de anotações para escolher, mas nós amamos o pouco conhecido Keep Google. Você pode facilmente criar lembretes e listas de tarefas para ajudá-lo a refrescar sua memória. E uma vez que é feita pelo Google, é facilmente sincronizado com o seu e-mail, calendário e Google Drive.
O Facilitador
Muitos empregos exigem uma colaboração com pessoas em locais diferentes. Se o seu negócio inclui um trabalho em grupo, os sistemas de gerenciamento de projeto como Evernote e Trello irão ajudá-lo a manter seus projetos organizados e eficientes. O programa irá ajudar você e seus colegas de trabalho a estabelecer objetivos claros, definir as funções de cada um, atribuir estas funções e controlar as tarefas de todos. Seu app para dispositivos móveis torna ainda mais fácil de verificar o progresso de um projeto onde quer que esteja.
Nós esperamos que estes ótimos aplicativos irão ajudar a tornar sua vida um pouco mais fácil. E, como sabemos que os empresários independentes estão sempre trabalhando contra o relógio (e smartphones tendem a facilitar aqueles intermináveis dias de trabalho), queremos oferecer um último conselho:
Antes de ir para a cama, desligue o telefone! Ter seu telefone ligado enquanto você dorme é uma forma comprovada de perturbar seu sono e dormir bem o ajudará a ser mais eficiente para mais um dia de trabalho.
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Como Criar Um Site Profissional – Guia Passo-a-Passo.
Na era digital em que vivemos hoje em dia criar um site profissional é absolutamente necessário para quase todas as carreiras e empreendimentos comerciais. Um excelente site pode funcionar simultaneamente como uma ferramenta de marketing, plataforma de compra, vitrine de seu trabalho e habilidades, um canal de comunicação e um motor para seu “branding”. Se você quer um site que possa ter a capacidade de funcionar desta forma, então o Wix é exatamente o que você precisa.
Neste post oferecemos um guia passo-a-passo para te ajudar a criar o site profissional que você merece usando o construtor de sites do Wix. Além de te acompanharmos no passo-a-passo as questões técnicas e detalhes para construir seu próprio site, também vamos focar em assuntos chave como “branding” e marketing, garantindo assim que seu site seja, não só muito bonito, mas também eficiente.
Veja a seguir seu guia passo-a-passo para criar o site perfeito:
Traçar a Estratégia para sua Marca
A sua primeira tarefa é planejar uma estratégia detalhada para seu “branding”. Você não deve começar a criar um site antes de ter uma ideia firme do propósito do site, o público a que se destina, a filosofia visual determinante ou seu tom de voz. Todos estes detalhes devem estar bem claros para você à medida em que for seguindo as etapas abaixo:
Identifique seu público alvo: Quem são estas pessoas? A quais grupos demográficos pertencem? O que gostam de fazer? Como seu negócio e seu site vão influenciar suas vidas?
Pesquise seus concorrentes: Procure saber o que a concorrência está fazendo, quais são seus pontos fortes e quais suas deficiências e como você pode conquistar um nicho de mercado neste campo.
Defina a identidade da sua marca: Se você tivesse que definir sua marca em três palavras, quais seriam estas palavras? Qual a visão que motiva sua marca? Pense a respeito da personalidade da sua marca e tire daí características tangíveis, como cores, vocabulário e estilo.
Prepare um material de “branding” consistente: Chegou a hora de partir para a parte prática, então prepare todo o material que em breve estará presente em seu site e em outras plataformas também. Por exemplo, sua logomarca, imagens, slogans, vídeos, conteúdo textual e mais. Todos devem ser consistentes com a identidade da sua marca e devem estar de acordo com sua estratégia de “branding”.
Abordagem do Design
Quando se trata do web design, você está com sorte. O Wix faz todo o trabalho duro por você e o que sobra é escolher o que fica bem com o estilo do seu site.
Escolhendo um template: Os templates te dão uma base sólida para criar o design do seu site. O ideal é que o template que você escolha já tenha o layout que precisa e o estilo de acordo com sua estratégia de “branding”. O Wix oferece uma maravilhosa seleção de templates para inúmeros temas, estilos e propósitos. Dê uma olhada, leve o tempo necessário e escolha aquele que mais convém à sua percepção visual.
Personalize seu template: Uma vez que você se decidiu por um template, é chegada a hora de fazer desse template, o seu próprio site e, para isso, é necessário personalizar e editar: adicionando seu próprio conteúdo (imagens, textos, links, vídeos, áudio) e aprimorando o design se achar necessário (cores, formas, ordem das páginas, escolha das fontes e mais). Você pode customizar de forma mais básica ou mais elaborada, como desejar.
Ajustando o visual: Há muito mais na criação de um site do que apenas escolher imagens e cores. Você pode adicionar uma variedade de recursos que irão aprimorar o design do site como rolagem parallax, que adiciona profundidade ao seu site, background de vídeo para introduzir um movimento dinâmico, faixas largas para realçar o layout da página e muito, muito mais.
Priorize a Usabilidade
Seu site, mesmo sendo tão maravilhoso, também precisa proporcionar aos seus visitantes uma experiência amigável ao usuário. Um belíssimo site que não funciona adequadamente, não vai chegar muito longe. À medida em que for criando o seu site, preste atenção a estes pontos importantes:
O fluxo da Navegação: Certifique-se que a estrutura do seu site seja suficientemente clara e intuitiva para que seus visitantes possam navegar pelas páginas e subpáginas usando o menu principal ou links internos.
Hierarquia do conteúdo: Uma hierarquia de conteúdo coerente vai guiar os visitantes através do conteúdo do seu site na ordem que serve melhor aos seus interesses. Os aspectos mais cruciais devem ser os mais relevantes e o design precisa claramente mostrar isso. Esta landing page é um excelente exemplo de hierarquia de conteúdo criada de maneira correta.
Chamadas para Ação: Chamadas para ação (CTAs) são mensagens que direcionam os visitantes para tomar uma atitude, como “Cadastre-se Grátis” ou “Consiga o Seu Hoje Mesmo”. Resumindo, dizem explicitamente aos visitantes o que você quer que eles façam. Aprenda como criar CTAs perfeitas antes de adicioná-las ao seu site.
Legível: De que adianta ter um site se seu conteúdo é praticamente ilegível? Certifique-se de usar fontes claras e tamanhos de fonte que sejam confortáveis para ler. Certifique-se também de ter um bom contraste das cores do texto e do background e suficiente “espaço em branco” em volta dos seus textos.
Rodapé: A parte inferior do seu site é conhecida como o “rodapé” (a parte superior é o “cabeçalho”). O rodapé não é visível de imediato pelos visitantes do site, mas pode ser usado de inúmeras maneiras para melhorar a usabilidade. Por exemplo, inclua aí todas as informações de contato, incluindo os botões que direcionam a seus canais das redes sociais; mostre um mapa do site simplificado onde seus visitantes poderão ter fácil acesso a todas as páginas do site; escreva um pequeno parágrafo “Sobre” ou um texto com algum aviso do site.
Prepare seu Site para os Motores de Busca
Conseguir que seu site tenha um bom ranking nos resultados de busca é uma das maneiras mais valiosas para aumentar seu tráfego e é por isso que é tão importante incorporar a Otimização das Ferramentas de Busca (SEO) já desde o momento em que você cria o seu site. Dentro do marketing virtual, o SEO é uma ciência por si só e seus elementos chave são os seguintes:
Pesquisa de palavras-chave: Se coloque no lugar de seus potenciais clientes ou visitantes do site. O que é que eles procurariam no Google que os levaria para seu site? As palavras-chave que eles usariam são as que devem orientar sua estratégia de SEO. Decida baseado em informação sobre quais palavras-chavedevem ser seu alvo.
Texto: A sua biografia, seu blog, seu rodapé, sua seção FAQ, qualquer local que tenha texto deve ser concebido tendo o SEO em mente. O verdadeiro truque é encontrar uma maneira sutil e delicada para integrar as palavras-chave ao conteúdo textual do seu site sem com isso comprometer a qualidade do seu conteúdo. Os rastreadores dos motores de busca são espertos e se acharem que seu conteúdo está mais para um anúncio do que conteúdo irão baixar seu ranking.
Meta tags: Os “meta data” não são claramente visíveis para os visitantes do seu site. Os motores de busca, no entanto, conseguem ler o seu “meta data”, mas você também pode ter o controle sobre o que estes podem ver e de como apresentam seu site nos resultados de busca. Siga este guia para saber como usar as meta tags em seu benefício.
Alt Text: Os motores de busca não podem ler imagens (ainda!), o que não significa que as imagens são inúteis para o SEO. Qualquer imagem que você faça upload para seu site deve ter um Alt Text Esta pequena frase explica aos motores de busca o que retrata a imagem o que, por sua vez, permite que suas imagens sejam “encontradas” nos resultados de busca. Veja aqui mais orientações sobre alt text que você pode seguir.
Link Building: Colocado de uma maneira geral, o seu ranking nos resultados de busca melhora se você tiver outros sites com links para seu site. Você pode começar por submeter seu site a diversos diretórios, se certificando de que todos os seus perfis nas redes sociais apontam para seu site e estimulando os visitantes do seu site a também compartilhar seu conteúdo.
Tenha em mente que o SEO é um processo a longo prazo que não acaba uma vez que você lançou seu site. É preciso continuar a aprimorar o SEO à medida em que se vai progredindo para obter resultados que se sustentem.
Profissionalize Seu Site
Além de funcionar como a presença virtual do seu negócio ou serviço, você deve perguntar a você mesmo como seu site pode melhorar mais ainda seu sucesso profissional. Dependendo do seu mercado ou campo de trabalho, seu site poderá oferecer um número de recursos que vão fazê-lo mais atrativo para seu mercado alvo. Por exemplo:
Wix Booking: a solução ideal para reservas ou agendamentos online que vai ajudar você a gerenciar sua agenda de forma mais eficiente e até cobrar no momento da reserva ou agendamento.
Wix Music: Uma plataforma de ponta para músicos que querem expandir seu público ao mesmo tempo que mantêm total liberdade criativa. Com o Wix Music, você pode vender sua música diretamente a partir do seu site e ficar com 100% dos lucros. Simultaneamente, o Wix Music distribui seu som em mais de 120 lojas digitais.
Wix Stores: A maneira mais prática para criar e administrar uma loja virtual. Criamos a plataforma Wix Stores de forma a assegurar que seus produtos vão ser apresentados aos seus clientes da maneira mais atraente possível e também para garantir que o processo de compra seja o mais tranquilo possível.
Aplicativos Essenciais: O Wix App Market tem uma seleção imensa de aplicativos que vão ajudar a elevar ao máximo o potencial do seu site. Pense em usar o Google Maps para indicações de endereços, formulários para manter contato com seus visitantes, ferramentas de faturamento, para manter sua contabilidade organizada e muitos, muitos mais.
Não Esqueça o Mobile
Todo site precisa ter sua versão mobile. Isso é fato! As estatísticas de uso da web em dispositivos mobile mostram que os usuários da internet agora ficam mais tempo navegando em aparelhos mobile do que em computadores propriamente ditos. O Google até anunciou recentemente que seus algoritmos vão priorizar sites amigáveis a mobile em seus resultados de busca. A conclusão é bem clara: não há espaço no futuro para sites que não têm uma versão mobile.
Felizmente, para donos de sites Wix, o editor mobileWix facilita ao máximo a visualização e o ajuste do layout e design para o tamanho da tela dos dispositivos móveis. Quando customizar seu site para mobile preste muita atenção na facilidade de leitura, navegação e tamanho de imagens.
Mantenha os Visitantes Engajados
Uma vez que seu site for lançado, você vai perceber que o maior desafio passa a ser atrair e manter os visitantes. Você pode se preparar para esta tarefa adicionando recursos que vão efetivamente alcançar os visitantes e manter dinâmico seu conteúdo virtual.
Newsletter: O Wix ShoutOut é uma ferramenta de newsletter fantástica que permite um contato direto com seus assinantes. Para um pouco de inspiração, veja aqui 15 excelentes ideias para newsletters que você pode experimentar.
Blog: Escrever um blog é importante por diversas razões. Primeiramente, permite comunicar suas ideias e mensagem de uma forma mais pessoal, em um tom mais olho no olho. Mais ainda, blogs são excelentes pra melhorar seu SEO já que oferecem um conteúdo textual que pode ser otimizado com palavras-chave. Adicionar um blog ao seu site Wix é uma questão de apenas alguns cliques.
Feed social: Você está ativo nas redes sociais? Certifique-se de que os visitantes do seu site estejam conscientes disso e estimule-os a se conectarem em outras plataformas. O Wix App Market oferece diversos aplicativos que fazem o link do seu site com suas contas sociais ou até mostram sua atividade social diretamente em seu site.
Parabéns! Você agora está pronto para ter uma presença profissional no mundo virtual. Comece criando um site grátis com Wix!
O design do seu site atingiu um bloqueio criativo? Você acha que os deuses do design estão te abandonando? Não se desespere! Muitos designers talentosos e experientes conhecem bem a luta contra o bloqueio criativo, mas isso não os impede de continuar seguindo em frente com suas carreiras. E também não deveria lhe impedir.
Uma coisa que você deve se perguntar enquanto cria um site: você esta tendo inspiração visual suficiente para te guiar durante este processo? Você não vai acreditar como é útil aprender com os sucessos e, ainda mais importante, com os erros de outros designers. Manter os olhos abertos para essas influências é como fazer um pequeno curso de web design.
Para te ajudar a seguir na melhor direção, nós preparamos uma lista de objetos de estudo offline e online que são particularmente úteis no treinamento do seu olhar criativo e para ajudar a superar aquele bloqueio.
Encontre Inspiração Offline:
Design de Embalagem: A embalagem é um elemento chave no branding de um produto. Mais do que uma simples questão de conveniência, a embalagem é, normalmente, a primeira interação do cliente com um produto. Tente perceber como os designers criam o layout de uma embalagem. O que eles consideram importante incluir na embalagem? Como eles asseguram o despertar da curiosidade e do interesse dos clientes? E de forma mais prática, como eles trabalham com logos, fontes, cores e todos os outros elementos de design para fortalecer o branding de um produto através de sua embalagem?
Vitrines: Com o aumento do varejo online, as vitrines se encontram sob uma crescente pressão para atrair potenciais clientes. Essa pressão acabou gerando muita criatividade no campo do design de vitrines. Os proprietários de lojas online, particularmente, têm muito a ganhar observando como lojas de sucesso arrumam suas vitrines.
Arquitetura: O principal ganho que um web designer pode ter a partir da observação da arquitetura é perceber como grandes arquitetos conseguem manter um equilíbrio entre beleza e funcionalismo. Essa é uma grande questão com a qual os web designers se deparam frequentemente. Aprenda através da experiência dos arquitetos. Eles passam toda a sua carreira pensando sobre isso.
Capas de Livros: Único caso em que julgar um livro por sua capa é exatamente o que você deveria fazer. É muito desafiador criar a capa que vai reunir o tema, o humor e o estilo de um livro num único visual. Você vai encontrar muitos bons exemplos que demonstram como criar um design que diz mais com menos.
Desfiles de moda: A passarela é o lugar onde alguns dos mais inovadores designers revelam seus mais recentes trabalhos. Mesmo moda e websites parecendo ser bem distantes no que diz respeito à função e objetivos, você ainda pode aprender muito sobre questões fundamentais do design como a manutenção de uma uniformidade ou até como comunicar através de uma única voz.
Procure por Inspiração Online:
Usuários Wix Power: Uma infinita fonte de inspiração para o time de designers do Wix são os sites criados pelos nossos próprios usuários. Nós aprendemos muito ao observar os usuários do Wix explorarem as possibilidades de templates e também nosso editor de sites. A criatividade dos usuários é realmente hipnotizante e nós recomendamos que você também dê uma conferida no que essa galera está produzindo.
Videoclipes: Ok, tecnicamente, isso deveria ser uma inspiração offline, mas quem ainda assiste a videoclipes musicais, primeiramente, se não através da internet? De qualquer forma, videoclipes normalmente apresentam uma liberdade artística que outras mídias não têm. Essa liberdade, às vezes resulta em vídeos incrivelmente lindos que são de abalar as estruturas. Os clipes da Lady Gaga são um exemplo sensacional de como videoclipes podem ser criativos (e estranhos).
Pinterest: Com o Pinterest, você pode conseguir mais inspiração do que imagina. Alguns “boards” que são selecionados por usuários do Pinterest são tão bons que pode ser muito difícil parar de navegar e começar a trabalhar. O Pinterest é particularmente útil porque te permite visualizar criações relacionadas ao seu próprio campo de trabalho e, além disso, você ainda pode checar o design de outros sites, o design de anúncios online, de logos e outros pontos de comparação úteis para qualquer web designer.
Sites de Fotografia: Todos os sites, não importa sobre o que são, têm potencial para se tornar fonte de inspiração. A razão pela qual mencionamos fotografia, especificamente, é porque sites de fotografia são um ótimo exemplo de combinação de formas de conteúdo que muitos outros sites acabam replicando – fotos, animações, textos curtos, textos mais longos, ferramentas de contato, entre outros. Dessa forma, podem ser considerados um exemplo perfeito de conteúdo diversificado no web design.
Aplicativos Mobile: Com, cada vez mais, usuários mobile direcionando seus hábitos de navegação para as interfaces dos aplicativos e não mais para os browsers, as tendências mais específicas de design que aparecem através da indústria dos apps são dinâmicas e fascinantes de se observar. Assim como seu site, os aplicativos também precisam que seu design facilite uma navegação longa, frequente e agradável pelo usuário final. Tenha em mente conferir como eles atingem esse objetivo (ou então em como eles falham) e utilize esse aprendizado para um melhor desenvolvimento de seu site.
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