TONY ALVES WEB DESIGNER: Como se Tornar o Colega de Trabalho Preferido do Escritório

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Como se Tornar o Colega de Trabalho Preferido do Escritório


Achava que as disputas por popularidade acabaram quando você terminou a escola? A verdade é que em muitos locais de trabalho há um ambiente social que não é muito diferente do pátio ou corredor do ensino médio. Embora seus colegas provavelmente já tenham amadurecido bastante desde seus dias de adolescência, os benefícios de ser querido no seu ambiente de trabalho são muito mais do que meramente sociais. De acordo com o Wall Street Journal, ser simpático e amável pode te ajudar a ser contratado, a conseguir ajuda em projetos no trabalho e ser mais rapidamente perdoado por algum erro cometido.
Se você quer evitar por completo o ambiente de trabalho e prefere trabalhar sozinho, crie um site e comece o seu negócio trabalhando de casa! Mas mesmo que sua equipe seja de uma só pessoa, em algum ponto da sua carreira você vai precisar da colaboração de outras pessoas. E quanto mais gente valorizar o que você faz, maior a sua chance de sucesso.
O carnaval já ficou para trás e a vida real está aí; o ano de 2017 está realmente começando e nós temos algumas dicas para você saber como se tornar o queridinho de todos no escritório.

Lembrar dos nomes

Pode ser bem difícil lembrar-se do nome de todos, especialmente se você trabalha numa grande empresa. Chamar seus colegas pelos respectivos nomes faz com que se sintam importantes, por isso vale a pena fazer um esforço e aprender o nome de todo mundo. Se você tem uma tendência a ter dificuldade com nomes, faça um esforço maior cada vez que encontrar alguém que ainda não conhece. Quando um colega de trabalho se apresentar, tente encontrar algum meio para memorizar o nome ou então repita-o diversas vezes em voz alta e se conscientize de que precisa memorizá-lo. Da próxima vez que encontrar com a pessoa não deixe de chamá-la pelo nome.

Escutar e não interromper

Pode até parecer óbvio, mas às vezes com o agito do dia você pode estar num ritmo mais acelerado e não consegue parar para realmente escutar o que outra pessoa está dizendo. Da sala de conferências ao cafezinho, escutar é uma forma importante de mostrar aos seus colegas de trabalho que você preza suas opiniões. Tente escutar mais do que falar e espere até a outra pessoa terminar de falar para compartilhar suas ideias ou pensamentos. Se você sabe que tem tendência a interromper as pessoas, tente manter-se sob controle. Ao invés disso, procure fazer perguntas para saber mais sobre seus colegas e encoraje-os a falar sobre si mesmos. (As pessoas costumam gostar de falar sobre elas próprias!).
Não tem a certeza de como lidar com o bate-papo sem fim? Tenha sempre umas desculpas para escapar prontas na manga! A gente não conta para ninguém!

Ter uma atitude positiva

O copo tá cheio só até a metade? Que tal enchê-lo até a boca? As pessoas gostam de colegas de trabalho que têm atitude positiva e procuram o lado bom de qualquer coisa, seja de um projeto difícil, o lado engraçado de uma situação lamentável ou o lado positivo do cara super chato que trabalha na sala ao lado.
Onde for possível, tente incutir atitudes positivas, sorrindo, dando às pessoas o benefício da dúvida e focando no lado bom de todas as coisas. Pergunte a si mesmo se você reclama ou fica de conversa fútil frequentemente e, se achar que sim, tente cortar o mal pela raiz! Pode até ser divertido de vez em quando ter uma sessão só de reclamações, mas ser demasiado negativo pode botar para baixo as pessoas que estão à sua volta, o que acaba por refletir negativamente em você.
Ter uma atitude positiva

Estar disponível para “trabalho pesado”

Quer você seja o chefão ou aquele que está lá no final da hierarquia da empresa, estar disponível para dar uma ajuda, mesmo que seja para aquelas tarefas mais desagradáveis, mostra às pessoas que você topa tudo! Esses gestos transmitem a mensagem que você é pé no chão, tem empatia e é aquela pessoa super legal. Por exemplo, se você reparar que os banheiros estão sem papel higiênico ou que há alguma louça suja na cozinha coletiva, ponha a mão na massa para benefício de toda a equipe.

Mostrar que você se importa

Lembra-se de sua mãe dizendo que as ações falam mais alto do que as palavras? É óbvio que ela tinha razão! Eventuais gentilezas são uma maneira excelente de construir seu “capital social” no trabalho. Mostre a todos que você se importa perguntando, por exemplo, o que se passa em suas vidas fora do ambiente de trabalho. Pergunte ao seu colega como está se sentindo o filho doente, empreste seu casaco aquele colega que está sempre com frio por causa do ar condicionado ou traga uns chocolates para sua equipe quando voltar de férias – uma caixa de bombons brasileiros certa vez fez um grande sucesso no nosso escritório em Tel Aviv. É muito fácil fazer estes pequenos gestos e mostrar aos seus colegas de trabalho que você realmente se importa com eles e não apenas com o que fazem.

Ser acessível

O seu tempo é um dos maiores presentes que você pode dar para alguém. Seus colegas vão ficar muito felizes sabendo que você está disposto a parar um tempo para responder às suas questões ou para dar uma mão num projeto mais complicado e principalmente que está aberto e disponível para ajudar.
Isso pode ser bem complicado naqueles dias em que você está pressionado por um prazo de entrega, fazendo mil coisas ao mesmo tempo ou meio distraído por conta de alguma coisa que está acontecendo em casa. Todos nós já passamos por isso! Mas deixar o estresse tomar conta de você e ficar inacessível pode causar um impacto negativo na forma como as pessoas te veem. E sem falar que provavelmente vai chegar o dia em que você vai precisar que te deem uma mão e vai procurar alguém que possa te ajudar. Por isso, na próxima vez que alguém te procurar, mesmo que você esteja muito ocupado, lembre-se que estes poucos minutos do seu tempo que você vai dedicar à outra pessoa podem, no longo prazo, serem retribuídos. Nesse exato momento você não pode parar? Sem problema. Combine uma horinha quando você estiver disponível para bater papo.
Ser acessível

Dar os devidos créditos

Desde os pontos para ganhar um brownie e as estrelas douradas, até uma “curtida” em seu mais recente post no Facebook, todo mundo gosta de um bom elogio! Não há nada melhor que o sentimento prazeroso que vem junto com o reconhecimento. Dessa forma, pense como você pode conseguir ganhar excelentes créditos no local de trabalho.
A próxima vez que completar um grande projeto depois de trabalhar no mesmo durante semanas ou lançar uma nova iniciativa de muito sucesso, você pode ficar tentado a pular e afirmar “fui eu que fiz”! Pense um pouco em quem mais merece uma parte dos elogios antes de achar que todo o crédito é seu. Certifique-se de dar os devidos créditos a todos que se envolveram com o projeto. Mesmo que algumas pessoas não tenham dado uma grande contribuição, você vai acabar por se beneficiar sendo agradável e dando a cada um seu devido crédito.

Ser educado

Lembra da palavra mágica? Não importa se você tem dois ou setenta e dois anos, é sempre importante não esquecer. Ser educado em seu local de trabalho mostra que você é gentil, pensa nos outros e é profissional. O mais importante? Sempre diga “por favor”, “obrigado” e “com licença”. Se você é uma pessoa que tem tendência a dizer palavrão tente deixar esse tipo de conversa mais pesada para fora do local de trabalho. Mesmo se você desenvolveu laços de amizade no trabalho, nunca se sabe quem pode estar escutando. A linguagem vulgar faz você parecer menos educado e as pessoas podem ficar com uma impressão negativa sobre você. Esta é a dura verdade.

Tratar todos da mesma forma

Do CEO ao pessoal do turno noturno de limpeza, você deve tratar todo mundo no trabalho da mesma forma. Se você “puxar o saco” só da gerência vai rapidamente conseguir apenas o desprezo e os olhos revirados dos seus colegas. Por outro lado, se você realmente se dedicar a conhecer todas as pessoas, tanto as que estão “abaixo” como as que estão “acima” de você na “escada” da hierarquia, vai conseguir o respeito de todos na equipe.

Levar biscoitinhos!

É o truque mais velho que existe, mas funciona! Faça em casa aquelas delícias de chocolate e leve para o trabalho no dia seguinte. Com certeza vai ganhar alguns sorrisos de todos que estão próximos de você. Você não sabe fazer biscoitinhos? Dê uma parada numa padaria e compre umas coisinhas gostosas para ajudar as pessoas a encararem a semana!

Está pronto para mostrar que pessoa incrível você é como colega de trabalho? Comece por criar um site com abas web designer que mostre quem você é de verdade!

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